O que fazer para melhorar a enxaqueca? - Acupuntura Maegaki

O que fazer para melhorar a enxaqueca?

O que fazer para melhorar a enxaqueca?

O que fazer para melhorar a enxaqueca?

A enxaqueca é um tipo de cefaléia, nome dado às diferentes dores de cabeça, que tem incidência mais alta entre as mulheres. Seus sintomas costumam ser fortes e as crises são recorrentes, fazendo com que os indivíduos busquem alternativas sobre o que fazer para melhorar a enxaqueca.

Os incômodos causados por essa doença vão além da dor de cabeça e podem, inclusive, incapacitar as pessoas que sofrem desse mal de realizar atividades do dia a dia, como trabalhar e estudar.

Para reduzir as consequências desse distúrbio no organismo e no cotidiano, é importante saber quais são os fatores responsáveis por desencadear as crises.

O que é enxaqueca?

A enxaqueca é uma doença crônica caracterizada por crises recorrentes de dor de cabeça. Suas causas ainda não estão muito bem esclarecidas, mas sabe-se que há um componente genético relacionado a esse distúrbio.

Alterações hormonais são um dos principais fatores com potencial de desencadear crises de dor. Por isso, certas fases do ciclo menstrual são mais propensas ao aparecimento da enxaqueca.

Hábitos e disfunções também podem ocasionar o surgimento da enxaqueca. Entre eles, os mais comuns são:

  • Exposição prolongada ao sol;
  • Alterações no sono, como dormir demais ou de menos;
  • Transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão;
  • Consumo de certos alimentos, como queijo, chocolate e bebidas alcoólicas;
  • Tabagismo.

Quais os sintomas da enxaqueca?

O que fazer para melhorar a enxaqueca?Os primeiros sinais da enxaqueca surgem antes mesmo da crise de dor. É possível notar alterações na atividade intestinal, mudanças no humor e nos hábitos alimentares que podem indicar o surgimento da enxaqueca dentro de algumas horas ou dias.

Além da dor, que normalmente ocorre em um dos lados da cabeça, outros sintomas podem estar presentes durante as crises. Entre eles, os mais comuns são:

  • Olhos embaçados;
  • Pontos ou manchas escuras na visão;
  • Sensação de latejamento na cabeça;
  • Dificuldade de concentração e fadiga.

É comum que a dor aumente durante a realização de atividades que exigem esforços físicos, como ao subir escadas ou realizar caminhadas, e também ao andar de carro.

Além disso, em alguns casos, o paciente apresenta também náuseas, vômitos, sensibilidade a sons, odores e luminosidade.

Como aliviar a enxaqueca?

No momento da crise, é comum buscarmos algum alento para diminuir as dores e incômodos causados pela enxaqueca. A longo prazo, no entanto, o tratamento da enxaqueca deve ser realizado a fim de evitar a ocorrência de novas crises.

É possível atenuar a intensidade dos sintomas e reduzir a incidência da enxaqueca seguindo algumas dicas, entre elas:

  • Mantenha-se hidratado e não deixe de comer: O jejum e a desidratação podem agravar o quadro de enxaqueca. Evite, no entanto, consumir alimentos pesados, como comidas gordurosas, chocolate e derivados de leite;
  • Massageie: Estimule a região das têmporas e acima da testa através de massagens suaves e movimentos circulares;
  • Beba uma xícara de café sem açúcar: Essa dica deve ser usada com moderação. Enquanto uma xícara de café pode ser um remédio e tanto para as crises, exagerar nas doses ao longo do dia ou da semana pode causar o efeito contrário e aumentar os sintomas da enxaqueca;
  • Tome um banho: A água em temperaturas mornas pode te ajudar a relaxar. Aliviar tensões e estresse é um passo fundamental para reduzir os sintomas da enxaqueca;
  • Outra opção é colocar compressas frias sobre o local da dor. Elas diminuem a circulação de sangue na região e ajudam a reduzir a dor.

É importante ainda não tomar medicamentos por conta própria. O abuso de analgésicos pode desencadear diversos outros problemas, incluindo o agravamento das dores de cabeça.

Caso a dor de cabeça dure mais de três dias ou ocorra com certa frequência, é importante procurar um especialista. A acupuntura é uma alternativa segura e prática que tem se mostrado como um método eficaz no alívio dos sintomas e na redução de crises de enxaqueca.

Acupuntura e enxaqueca

O que fazer para melhorar a enxaqueca?A acupuntura é um método terapêutico que funciona para melhorar enxaquecas, principalmente aquelas que possuem origem tensional.

Além de apresentar resultados satisfatórios, a acupuntura se destaca por ser um método natural, minimamente invasivo e sem efeitos colaterais.

A aplicação das agulhas em pontos estratégicos possibilita a redução da tensão no corpo, além de possuir efeitos anti-inflamatórios, analgésicos e estimulantes da cura e restauração do organismo.

Os primeiros resultados já podem ser notados após um pequeno número de sessões, mas o tempo de duração do tratamento é variável de acordo com as características individuais da doença. O acupunturista é o profissional indicado para determinar esses parâmetros e realizar o procedimento adequadamente.

+ Consulte um especialista