O que é acupuntura? - Acupuntura Maegaki

O que é a acupuntura?

O que é a acupuntura?

O que é a acupuntura?

A Acupuntura é uma técnica originária da China, sendo um método terapêutico que se caracteriza pela inserção de agulhas na superfície do corpo para tratar doenças e promover a saúde. Muitos estudos científicos relatam os efeitos fisiológicos causados pela inserção da Agulha no corpo, ocorrendo a estimulação de terminações nervosas existentes na pele e nos tecidos subjcentes, principalmente nos músculos, este estímulo segue pelos nervos periféricos até o sistema nervoso central (medula e cérebro), liberando neurotransmissores e promovendo efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e relaxante muscular, além de apresentar ação moduladora sobre as emoções, os sistemas imunológicos e endócrinos e outras funções orgânicas.

A acupuntura, como sendo uma das práticas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), utiliza a inserção de agulhas para estimular pontos anatômicos ao longo dos meridianos, ou seja, em determinados locais do corpo, também conhecidos como Meridianos, promovendo o fluxo adequado de energia (Chi)  para tratar doenças, melhorando a saúde do indivíduo.

O objetivo da prática é favorecer o reequilíbrio energético, promovendo efeitos analgésicos e anti-inflamatório, imunológico dentre outros benefícios que resultam na autocura do corpo.

Esse procedimento é bem apreciado por seus adeptos, como sendo eficaz, portanto, deve ser ministrado por um profissional altamente capacitado.

O que a acupuntura trata?

Quais as doenças e patologias que a acupuntura pode tratar

O que é a acupuntura?A Organização Mundial da Saúde (OMS) apresenta uma lista com diversas doenças e sintomas que podem ser tratadas pela Acupuntura, desde condições físicas como as que provocam alterações emocionais. Algumas citadas como lombalgia, cefaleia, enxaquecas, sintomas de náuseas, vômitos, sinusite, rinite, ansiedade, depressão dentre outras.

Para quem nunca realizou uma sessão de acupuntura, pode ter a falsa impressão de que a mesma é dolorosa, mas a acupuntura consiste em uma prática que não causa dor ao paciente e traz uma série de benefícios e pode ser usado como um tratamento coadjuvante que pode interagir com outros tipos de tratamento alopáticos, potencializando o tratamento de inúmeras doenças.

Quais doenças tratadas pela acupuntura

Se você sofre com algum quadro clínico e gostaria de potencializar o tratamento tradicional que tem recebido, certamente deve ter ficado curioso sobre quais são as doenças tratadas pela acupuntura, não é mesmo?

Como mencionado, a acupuntura trata uma série de condições físicas e emocionais que os pacientes sofrem ao longo de suas vidas.

A acupuntura reforça o sistema imunológico e esse acaba sendo um grande destaque em sua atuação.

Dentre os problemas que ela pode ajudar estão:

  • Alterações emocionais como a ansiedade e o estresse;
  • Distúrbios do sono;
  • Dores ortopédicas como lombalgia e cervicalgia;
  • Doenças respiratórias como asma, bronquite e rinite;
  • Problemas gastrointestinais.

Além destas condições citadas, a acupuntura pode tratar doenças imunes como alergias, além de alterações imunológicas causadas por tratamentos agressivos, como a quimioterapia.

Pacientes que foram vítimas de acidente vascular cerebral (AVC), também podem obter resultados significativos com a ajuda das agulhas na acupuntura, uma vez que o estímulo no local, auxilia na recuperação de alguns movimentos perdidos devido ao problema.

Combinação de tratamentos

Apesar de ser benéfica, a acupuntura não substitui o tratamento alopático, apenas agrega e potencializa o mesmo.  A melhor alternativa é a combinação de técnicas para a obtenção dos melhores resultados.

A integração dos tratamentos se faz uma estratégia de intervenção muito mais sábia e valiosa do que a sua substituição. Por isso, saiba bem como aproveitar os benefícios da acupuntura a seu favor.

Auriculoterapia

O que é a acupuntura?A Auriculoterapia, consiste em uma modalidade da prática da Medicina Chinesa, conhecida por ser uma terapia de microssistema representada no Pavilhão Auricular, por ser considerado uma parte fundamental do corpo humano que pode refletir todas as alterações fisiológicas dos órgãos, vísceras, membros, sendo manifestadas estas reações na orelha, onde se encontram os pontos auriculares, que são zonas específicas que refletem as atividades funcionais de todo o organismo, ou seja, todas as regiões e órgãos do corpo humano estão representados na orelha.

Os benefícios da auriculoterapia, são cientificamente comprovados e os resultados desta técnica podem ser obtidos imediatamente, dependendo das alterações encontradas ou em poucas sessões, além de ser utilizada como uma técnica preventiva.

Tratamento com Auriculoterapia

Após a assepsia do Pavilhão Auricular, coloca-se um material esférico, que pode ser sementes de mostarda, cristal ou esferas metálicas, fixos a pele com o auxílio do micropore, em determinadas pontos auriculares que representam zonas reflexas específicas do corpo, que deverão ser estimuladas várias vezes ao dia, pelo paciente. As esferas poderão permanecer no máximo 7 dias, seguindo as orientações de higiene.

A Auriculoterapia é uma muito indicada aos pacientes que apresentam restrições ou receio de agulhas, além de ser um tratamento complementar a Acupuntura Sistêmica.

Quais os benefícios da Auriculoterapia?

Um dos principais benefícios é que qualquer pessoa pode fazer, adultos ou crianças, a técnica é de fácil aplicação, apresenta um leque de indicações terapêuticas.

Pode auxiliar no tratamento de diversos distúrbios, tais como distúrbios gastrointestinais (gastrite, constipação, colite, esofagite); Ortopédicos e Neurológicos (Lombalgias, cervicalgias, Enxaquecas, Paralisias, Fibromialgias), no trato respiratório (Bronquite, Rinite, Sinusite), emocionais (ansiedade, depressão, insônia) dentre outros como controle do peso, estabilização do sistema imunológico, da pressão sanguínea…

Quer saber mais? Agende uma consulta com um de nossos profissionais na Maegaki Acupuntura.