Moxabustão - Acupuntura Maegaki

Moxabustão

O que é moxabustão?

MoxabustãoOriunda da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a moxabustão é uma técnica que não faz o uso de agulhas, mas utiliza os pontos da acupuntura para ser realizada.

Por meio do aquecimento dos meridianos, favorece o calor e energia ao corpo e, por este motivo, a moxabustão é indicada para condições que são causadas por conta da umidade e clima frio, sendo bastante popular em países que possuem temperaturas mais baixas durante todas as estações.

Em muitos casos, inclusive, é indicado realizar primeiro sessões de moxabustão para que em seguida, a acupuntura possa ser introduzida, fazendo com que o paciente extraia melhor os efeitos.

Qual o efeito desta técnica?

O calor proporcionado pela moxabustão promove o efeito de vasodilatação, anti-inflamatório e analgésico, relaxando o corpo do paciente durante as sessões.

A utilização de compressas quentes sobre os pontos de acupuntura, auxilia no tratamento de condições crônicas e no alívio da dor muscular causada por diversos problemas que podem acometer o sistema musculoesquelético.

Durante as sessões, o tratamento com a acupuntura também pode ser combinado, uma vez que o calor somado com a estimulação das agulhas nos pontos energéticos do corpo, promovem um efeito mais significativo a curto prazo.

Em quais casos a moxabustão pode ajudar?

MoxabustãoComo mencionado, a moxabustão é efetiva em uma série de aflições que acometem o corpo. Problemas físicos e emocionais, que interferem na harmonia do organismo são os principais casos onde a técnica pode ser aplicada.

Tais problemas podem ser desenvolvidos devido a hábitos prejudiciais à saúde ou adquiridos por conta do meio em que o paciente está exposto. Portanto, dentre as condições tratadas, estão:

Alergias

As alergias são deficiências imunológicas, que provocam sintomas ao corpo do paciente, muitas vezes incômodos e desagradáveis. A asma, bronquite ou a rinite, problemas que acometem as vias respiratórias e interferem na qualidade de vida do paciente, além de exigir o constante uso de medicamentos que agridem o organismo.

O calor emitido pela moxabustão faz com que a mucosa seja impactada, gerando um efeito de regulação do sistema imune, promovendo a diminuição das crises alérgicas.

Alterações emocionais

Problemas relacionados ao emocional como o estresse e até mesmo a depressão, se desenvolvam. A vida cotidiana predispõe as pessoas para este tipo de condição.

A emissão do calor promovido pela moxabustão faz com que o paciente entre em estado de relaxamento, tanto físico, quanto mental. Durante as sessões, o hormônio da serotonina é liberado, sendo responsável pela sensação de prazer e bem-estar do indivíduo, algo que é gerado pelo estímulo dos pontos da acupuntura.

Distúrbios intestinais

A má alimentação ou até mesmo o estresse e a ansiedade podem desencadear distúrbios intestinais. Quando atua em conjunto com a acupuntura, a moxabustão auxilia na regulação dos desequilíbrios intestinais, como gastrite e inflamações nesta região.

Menopausa

A menopausa é um período comum na etapa da vida das mulheres, sendo caracterizado pela interrupção da produção de hormônios específicos, como o estrogênio e a progesterona.

Devido a esta alteração hormonal, o corpo passa a apresentar diversos sintomas, como ondas de calor, quedas de cabelo e dores nas articulações, impactando diretamente na harmonia do organismo.

A moxabustão auxilia na reorganização destas disfunções hormonais, minimizando os impactos da menopausa.

Como funciona uma sessão de moxabustão?

Com o paciente deitado em uma maca, o acupunturista percorre o corpo com um pedaço de lã e ervas específicas de origem chinesa, com fogo.

Por meio da estimulação nos pontos da acupuntura, há o efeito de vasodilatação e em consequência, uma reação anti-inflamatória, aliviando diversos quadros relacionados ao desequilíbrio da harmonia corporal.

Benefícios da moxabustão

MoxabustãoA moxabustão, além de ser uma técnica totalmente natural, não agride o corpo do paciente e traz benefícios como a estimulação da circulação sanguínea, o relaxamento do corpo e mente, além melhorar a qualidade de vida do paciente.

Para quem tem medo de agulhas, a abordagem da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) também pode ser uma saída para um tratamento efetivo, uma vez que a técnica é feita somente com a circulação das ervas sobre os pontos de acupuntura.

Contudo, vale ressaltar que é preciso de uma avaliação prévia e do acompanhamento de um acupunturista habilitado para a realização deste tipo de tratamento. Além disso, indica-se sessões periódicas para manutenção da saúde.